Reflexões

Passado

Dizem que nosso passado não pode ser mudado. O que aconteceu, aconteceu. Está feito. Petrificado num período qualquer da nossa própria história. Estático, imóvel… Mas, pode estar vivo enquanto produzir reações emocionais. Entretanto, é possível perceber como as nossas percepções do passado se transformam com os acontecimentos do presente, que logo torna-se passado também.

Lembranças e memórias que traziam saudades, provocavam nostalgia, podem se transformar em algo que queremos, depois, esquecer. É interessante notar o quanto uma memória boa pode se tornar uma lembrança ruim. O que antes despertava o desejo de ser repetido, pode virar arrependimento, vergonha, pode remeter à tristeza e à dor, ao desejo de que aquilo nunca tivesse acontecido.  Já não sei se se pode dizer o mesmo a respeito do contrário. Não sei se uma lembrança ruim pode, portanto, provocar bons sentimentos, mais tarde. Não acredito.  Não acredito que as percepções do passado, depois de transitarem do bom para o mau, possam ser reversíveis. Sei, que é possível, sim, tornarem-se irrelevantes, indiferentes mas,  não mais voltam  ao estado anterior.

Nesse sentido, concluo que sim, que num universo particular, que diz respeito à história de cada um, o passado se pode transformar. Os fatos não, mas as percepções deles, claramente sim! E o que é o passado senão aquilo que consideramos dele?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s